Di María - O voo do 'anjo' in Revista Futebolista

Este artigo foi retirado da revista 'Futebolista' da edição do mês de fevereiro de 2012.

Há um jogador perfeito para o tipo de futebol que José Mourinho pretende ver no Real Madrid. Um jogador com asas, capaz de alternar entre as faixas laterais e o centro , de aliar classe à velocidade , profundidade e visão de jogo. Como se fosse pouco , Di María também tem garra , empolga o público , marca e dá a marcar. É o anjo branco do Bernabéu.


Ángel Di María aglutina e exterioriza todos os sinais de crescimento que o Real Madrid adquiriu no último ano e meio: mais e melhor pressão , decisões acertadas com a bola no pé , mais polivalência no ataque e mais velocidade. O argentino condensa todas estas melhorias na sua figura. Se no primeiro ano se mostrou a bom nível , agora mostra-se como um jogador de classe mundial , muito completo e um dos mais regulares de toda a equipa - juntamente a Xabi Alonso e Cristiano Ronaldo. Conhece o segredo do contra-ataque , seja na extrema direita ou esquerda e (agora) pressiona alto com muita frequência. Tem qualidade técnica , velocidade , drible curto , visão de jogo , capacidade goleadora e uma irreverência de rua que vai melhorando progressivamente. Tantas qualidades que , aliadas à sua 'fome' de vitória , fazem de Di María um exemplo. Um ídolo que lutou pela sobrevivência no seu bairro de origem , a superação e a capacidade de aprendizagem (sobretudo nos últimos anos) e um talento inato para brilhar nos relvados. Depois de Jorge Jesus ter iniciado o molde com mais afinco , o canhoto põe em prática tudo o que lhe pede o técnico. Di María é Mourinho em campo. Mourinho é Di María no banco. Inteligentes , explosivos - às vezes até exagerados - , mas tremendamente ganhadores.

Um para três


O ex - Benfica é uma autêntica mina para os avançados merengues que , este ano , (tirando o insaciável Cristiano Ronaldo) dividem muito mais os golos (Higuaín , Callejón e Benzema) e marcam mais. Tal como o extremo argentino , que aponta à sua temporada mais goleadora de toda a sua carreira desportiva. Mas não se fica por aí: pretende também bater o recorde de assistências (leva a média de uma por jogo) e vai conseguindo números mágicos. E tudo conseguindo de forma regular , em todos os jogos e em todas as competições.
O crescimento de Ángel reflete-se no conjunto branco face à temporada passada , onde Özil (génio , mas irregular) jogava como patrão e obrigava Di María a limitar-se exclusivamente às laterais. Os 'merengues' jogaram muitas vezes assim , mas Mourinho procura sempre a perfeição , o esforço máximo , o movimento rápido da bola e os contra-ataques mortíferos. E esse estilo é perfeito para o 'Fideo' , tão esguio que nem se dá por ele , mas que está lá sempre para servir os avançados. E eles , sabendo disso , estão em movimento constante , à espera que a magia do pé esquerdo de Di María lhes faça chegar a bola. Um pé esquerdo que atinge a perfeição , seja nos passes , centros ou nos remates. Explica-se assim , em parte , a evolução de um clube que faz do contra - golpe , da pressão e da velocidade uma arte. Isso faz com que o Real Madrid seja , junto com o Barcelona , favorito para lutar por todos os títulos possíveis: Liga , Champions e Taça do Rei.

A mão de Mourinho 


Di María , para além de ser o melhor assistente da sua equipa , é um dos poucos jogadores que lhe dá equilíbrio. Esse mérito é seu , mas também do seu treinador , que pediu a sua contratação quando aterrou em Madrid. José Mourinho conhecia o talento de Di María da liga portuguesa , mas sabia que devia moldá-lo em função da equipa , nunca da individualidade. Esta é , sem dúvida , uma das grandes virtudes de Mourinho: transformar bons jogadores em estrelas mundiais. Fê-lo , entre outros , com Deco no FC Porto , com Lampard ou Drogba no Chelsea e com Sneijder no Inter de Milao. Esta foi a vez de 'Angelito' , que se vai afirmando como um dos melhores jogadores de um dos clubes com mais história no desporto-rei. O Real Madrid , o verdadeiro Real que Mourinho pretende não é como Cristiano , Pepe , Casillas ou Ramos - todos eles magníficos jogadores - , mas como Di María , um portento da natureza , nascido para jogar futebol e melhorar constantemente. Trata-se de uma mistura de astúcia , profundidade , velocidade e passe. Di María é o anjo no céu de Mourinho.


Jogador multi-funcional


Tirando algumas exceções em que jogou com o número 10 do início ao fim (pela ausência de Özil ou Kaká) , Di María costuma iniciar os encontros nas faixas para descair para o centro em alguns do seus movimentos. Pela direita é danoso , já que arranca com o pé contrário e tem que vir para dentro procurar o pé mais forte , para assistir ou atirar à baliza. Pela esquerda , ainda que esteja mais limitado , consegue arrancar centros precisos e preciosos. Contudo , quando mais brilha é quando lhe é dada mais liberdade para vagabundear entre linhas. Aí demonstrou a sua capacidade para desenhar jogadas impossíveis. No Benfica , jogava quase sempre como extremo puro , mas no Bernabéu o seu leque mostra-se bem mais variado. Trata-se de um craque praticamente impossível de parar , porque nunca sabemos por onde vai sair. É potência , técnica e velocidade. Tudo em alta rotação. O seu ar frágil não passa disso mesmo.




Bem-vindo 'Mr. Passe'


Rouba mais de três vezes a bola por jogo , cruza para a área em mais de cinco situções , em três passes acerta dois , é titular indiscutível para José Mourinho e é o grande rival de Messi no que a assistências diz respeito. A verdade é que são poucos os jogadores que se podem gabar de conseguir um passe para golo por cada jogo disputado. Um registo que supera largamente a época passada. 'Fideo' destacou-se como um autêntico especialista num dos momentos mais importantes do desporto - rei: o último passe.