terça-feira, 7 de setembro de 2010

David Luiz a caminho dos 30 jogos seguidos sempre a titular!

A caminho dos 30. Não falamos de idade, mas de jogos consecutivos como titular. Na próxima sexta-feira à noite, David Luiz completa 29 desafios seguidos, série que se iniciou precisamente em Guimarães, a 13 de janeiro, em encontro da Taça da Liga (1-1), troféu que os encarnados viriam a conquistar. Esteio da defesa benfiquista, David Luiz é, aliás, o jogador mais utilizado na era-Jesus, aproximando-se das 55 partidas.


Recuando ao início do ano, o internacional brasileiro, de 23 anos, falhara a visita ao Rio Ave, a 9 de janeiro, igualmente em jogo do campeonato, devido a castigo. Com a folha disciplinar limpa, David Luiz retomou o lugar no onze na deslocação à Cidade Berço.

Num jogo intenso, disputado sob chuva intensa, o central saiu lesionado aos 66 minutos. Uma entorse no tornozelo direito colocou em risco a sua utilização diante do Marítimo. Mas nada o parou. Seria titular na goleada (5-0) conseguida nos Barreiros.

Até final da temporada, David Luiz não mais perderia o lugar no onze, totalizando 24 jogos consecutivos, entre a tal visita a Guimarães e a receção ao Rio Ave, na última jornada. A série continua esta temporada: David Luiz foi titular nos 4 jogos oficiais já realizados (Supertaça e campeonato).

Ausente à força

O camisola 23 das águias é autêntico pilar da formação benfiquista. Desde que Jesus assumiu o comando técnico das águias, David Luiz apenas falhou 2 jogos. E pode dizer-se que parou à força. Dos 51 compromissos dos lisboetas em 2009/10, o central não defrontou AEK Atenas, na Luz, e Rio Ave, em Vila do Conde.

No primeiro caso, o futebolista apresentou-se com síndrome gripal na véspera do jogo. Como a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa estava garantida, Jesus poupou-o para a receção ao FC Porto, 3 dias depois. Quanto ao encontro com o Rio Ave, o amarelo com que foi admoestado no clássico com os dragões (o quinto de uma série) afastou-o dos planos de Jesus. Aliás, essa penalização impediu-o de ser totalista na Liga, algo que apenas o guarda-redes Quim conseguiu.

No defeso, os encarnados resistiram ao assédio dos clubes estrangeiros, nomeadamente o Manchester City, segurando uma das pérolas do plantel. Se não surgir qualquer contratempo, David Luiz continuará de pedra e cal no onze.

Sem comentários:

Enviar um comentário