segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Isto vai mudar dráticamente...

Plenário dos órgãos sociais do Benfica reúne-se hoje de urgência. Aguardadas medidas muito duras. Guimarães foi a gota de água.


O Benfica entende que o que aconteceu em Guimarães, no passado sábado, ultrapassou tudo o que seria tolerável e prepara-se para dar um grande murro na mesa, susceptível de abalar os alicerces do futebol nacional.A irritação encarnada, perante aquilo que é considerado como uma sucessão de provocações (e a homenagem, na Associação de Futebol do Porto, a Olegário Benquerença, poucos dias antes de o árbitro do Leiria dirigir o embate entre vimaranenses e benfiquistas, terá sido uma das mais relevantes), é imensa e do Plenário dos Órgãos Sociais, convocado com carácter de urgência para hoje à tarde, deverão sair medidas de extraordinária dureza.

Para o Benfica, neste momento estão em causa os próprios fundamentos do futebol profissional, estando os encarnados preparados para intervir em múltiplas áreas, de carácter diferente.

Na Luz, a indignação pelo trabalho de Olegário Benquerença em Guimarães é enorme e pretende que a Liga, através de Vítor Pereira, tome posição pública sobre o sucedido. Na ausência de uma explicação cabal, o Plenário mandatará a Direcção (e concomitantemente a SAD) para tomar medidas que traduzam, na medida justa, a irritação que esse acto de desconsideração acarretará.

Há quem lembre, no universo do Benfica, que o clube, há três anos, chegou a estar preparado para não participar na Taça da Liga e que essa é uma possibilidade ainda permitida pelos regulamentos.

Circulam, entre os benfiquistas, mensagens de SMS e on line a exortar à falta de comparência dos adeptos nos jogos realizados fora da Luz. O argumento principal é a necessidade de penalizar - uma vez que o Benfica é o clube que arrasta, de norte a sul, maior falange de seguidores -, no seu todo, uma competição que não garante as regras básicas da verdade desportiva. No Plenário de hoje, esta questão vai estar em debate, havendo desde já um forte sentimento de compreensão para com esta possibilidade, ou não se estivesse perante aquilo que é visto, em círculos directivos, como um ataque concertado ao clube.

Trata-se de matéria muito sensível que não deixará de suscitar, esta tarde, reflexão aprofundada, uma vez que a receita dos jogos com o Benfica é vital para o equilíbrio financeiro de muitos clubes da Liga Zon Sagres.

Sem comentários:

Enviar um comentário